Até as 17h do dia 19/06, 21 milhões de declarações do IRPF/2020 foram recebidas pelos sistemas da Receita Federal. Esse número representa 65,6% das 32 milhões de declarações esperadas para esse ano e o prazo de entrega termina no próximo dia 30 de junho.
Portanto, faltam 11 milhões de declarações a serem entregues nos próximos 11 dias, o que representa uma média, por dia, de 1 milhão de declarações.
Como o dia tem 24 horas, mas entre 01:00 e 05:00 horas da manhã o sistema não funciona, temos no total 220 horas, o que resulta em uma média de 4.500 declarações por hora ou 75 declarações por minuto.
Como acontece todos os anos, a grande concentração de entregas ocorrerá nos últimos dois ou três dias de vencimento do prazo, sem mencionar os que entregarão com atraso, o que acarretará um grande trânsito de entregas no final de junho.
A Receita alerta para que os contribuintes não deixem a entrega para última hora. Se perderem o prazo, estarão sujeitos ao pagamento de uma multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.
Reproduzimos abaixo o quadro de meios para entrega da sua Declaração, divulgado pela Receita.Formas de ApresentaçãoLocais e horários de apresentaçãoComputadorA declaração deve ser apresentada pela Internet, por meio da funcionalidade “Entregar Declaração” do PGD IRPF 2020. O serviço é gratuito.
Horário de transmissão: durante todo o dia, exceto no período de 1h às 5h da manhã (horário de Brasília). No último dia, a recepção termina às 23h59mim59s (horário de Brasília).APP Meu Imposto de RendaA apresentação pode ser feita a partir de dispositivos móveis, tablets e smartphones, mediante a utilização do serviço “Meu Imposto de Renda”, no APP Meu Imposto de Renda.Portal e-CACUtilização do serviço “Meu Imposto de Renda”, no Portal e-CAC, acessado com certificado digital.
Permanecemos à disposição para quaisquer informações julgadas necessárias.
Antonio Carlos Bordin Clovis Abreu Ricardo Jesus Presidente Sócio IRPF Sócio IRPF acbordin@abordin.com.br clovisabreu@abordin.com.br ricardojesus@abordin.com.br
Comentarios